terça-feira, 20 de outubro de 2015

AO MESTRE POETA, COM CARINHO



"Os Poetas são aqueles que, em meio a dez mil coisas que nos distraem, são capazes de ver o essencial e chamá-lo pelo nome."-Rubem Alves



Rubem Alves sempre guiou nossos projetos através de sua linguagem poética que inspira a simplicidade, a ludicidade do cotidiano escolar e possibilidades de redescobrir uma forma de "Encantar a Educação".
Se construímos uma Escola com ares de Alegria e Encantamento, deve-se às palavras de um Mestre que nos convida a cultivar um jardim dentro de si. Boas ideias, boas sementes, bons projetos, precisam florir primeiramente dentro da gente. Só assim poderemos "passear por eles".
A poética de Rubem Alves nos provoca o desejo de promover uma Educação com Asas, que não ensine a voar, mas que encoraje o voo. Pois "o voo não pode ser ensinado"...Ele já nasce dentro dos pássaros.
Compartilhamos com ele a paixão pelos ipês amarelos. O tronco dos Ipês na escola, foram coroados de orquídeas. A florada era motivo de Celebração... Abaixo do ipê em flor um palco, onde a primavera era celebrada com muita Poesia!
As sementes sopradas por Rubem Alves, encontraram na Escola Flor, solo fértil e fecundo, o que possibilitou a apropriação de uma linguagem simples e poética para pensarmos e justificarmos nossas ideias e ações.
Ao longo dos anos, ousamos percorrer em uma escola Rural, ao Sul do Brasil, os caminhos floridos desenhados através das palavras do mestre. Soube ele, como ninguém provocar a nossa FOME e o DESEJO de ENSINAR.
A vontade de ensinar, de ENCANTAR, provocou por consequência na criança, uma admiração pelo professor, pela Escola e por tudo que a envolvia.
As crianças brincaram com as infinitas possibilidades de aprendizado dentro de uma vivência de Alfabetização Ecológica...aproximando-nos de tudo o que é natural, ampliamos as possibilidades de inspiração e encantamento.
Quando expandimos os espaços da "sala de aula" para quintal, jardim, bosque de leitura, parque, horta-jardim, palco, Jardim Encantado, orquidário, mandala de flores, agrofloresta, casinhas de passarinhos espalhadas pelas árvores... Possibilitamos novas descobertas às crianças, que sentadas embaixo das árvores, nas carteiras, ou em volta de algum canteiro, aprenderam a conhecer a hora mais bonita do dia; aprenderam a fazer perguntas e encontrar respostas; aprenderam a conviver com pessoas, plantas e bichos...

“Que lindo e simples resumo da tarefa da educação: plantar jardins, construir cidades-jardins, mudar o mundo, torná-lo belo e manso. Aprender construindo.
Aprender fazendo. Para que as crianças possam brincar. Para que os adultos possam voltar a ser crianças. E espalhar sonhos, porque jardins, cidades e povos se fazem com sonhos ...”. 


Foi ele...um mestre poeta quem nos ensinou.






Um comentário:

  1. Muito lindo. A escola que visitei em 2010 e 2011, EM Hermann Muller, cheia de poesia, flores e vida, me inspirou muito, assim como Rubem Alves que tive o privilégio de assistir por duas vezes em congressos de Educação. Parabéns a todos poetas que trazem tantos sentimentos bons para nossas vidas. Parabéns Silvane...grata por me inspirar.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado em breve.
Gratidão !!