segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Doce de AMIZADE e NOSTALGIA


"...E o meu encanto precisa de saudade.
E aquela tristeza, na espera do regresso,
que faz com que as minhas penas fiquem bonitas.
Se eu não for, não haverá saudade.
Eu deixarei de ser um pássaro encantado.
E tu deixarás de me amar."

in "A menina e o pássaro encantado"-Rubem Alves

Há quem diga que algumas almas são perfumadas. Então acredito que os sentimentos também têm cheiro e tocam todas as coisas com os seus dedos de energia. Amigos são assim. Perfumam muitas vidas com sua luz e suas cores. E o perfume é tão gostoso, tão branco, tão delicado, que se espalha pelo ar... Minhas lembranças mais preciosas, de alguma forma, mantém esse perfume de bem querer, que, numa temporada, se vestiu de Plätzchen, para me falar de AMIZADE.


Um amigo que veio de longe. Bochechas rosadas, abraço de puro aconchego e um português nada fluente. O alemão Wilfried Surges chegou no Brasil há dez anos. Conheceu a Escola Flor e se encantou. Desde então, nos surpreendeu sempre abusando das suas múltiplas habilidades para fazer a diferença na Escola. Ora entalhando em madeira o nome da escola, na confecção de uma placa. Ora presenteando-nos com um lindo pinheiro, do qual participou do plantio. Ora registrando belíssimas imagens poéticas captadas em nossos momentos de maior encantamento. Sempre emocionado...feliz. Mostrando-se desafiado em fazer o bem por aqui. Renate, sua dear frau e também companheira, embarca no entusiasmo de Wilfried... fazendo-se com ele, presente! Em uma das visitas a Escola, Wilfried mostrou-se nostálgico. Era final de ano e vestíamos a Escola a espera do Natal. Wilfried, com lágrimas no olhos, falou da sua terra, dos costumes natalinos, de uma época em que seus filhos ainda eram pequenos...as canções e o aroma característicos do Natal, espalhavam-se pelo ar. Contou-nos sobre um dos mais tradicionais doces da época natalina, o Plätzchen, bolachinhas dos mais variados tipos e formas e enfeitados de vários jeitos. O preparo do biscoito exige das famílias alemãs muitas horas na cozinha. Geralmente, se a família tem crianças, elas são as que mais se empolgam na confecção dos docinhos, tanto que são elas que ajudam a prepará-los. 

Coube ao término do relato emocionado, um abraço longo e afetuoso e ainda o convite: Trazer para a Escola Flor este aroma de saudade e amorosidade. No dia marcado, nosso amigo chegou munido de saborosas novidades. Casinhas feitas com um delicioso pão de mel, um cheiro gostoso foi deixando no ambiente um rastro perfumado pelo ar... Provocando brilho nos olhos e risinhos de contentamento na criançada. Wilfried trouxe uma grande variedade de confeitos de diferentes formas e cores. Além das casinhas, biscoitinhos avulsos, prevendo o desejo provocado nas crianças, antes da arte concluída. Munidos com um glacê-feito com açúcar de confeiteiro e suco de limão, as crianças foram abusando da criatividade e transformando as doces casinhas, que passaram a ficar coloridas e ainda mais apetitosas. A semelhança fez com que as crianças relacionassem os doces com a CASA DA BRUXA, da história João e Maria. 

Puro encantamento!

Tudo pronto. Nosso amigo passa entre a "Vila confeitada" peneirando açúcar branquinho, ao que as crianças exclamaram encantadas: "Neve!!!" Wilfried embarca na fantasia, com seu sotaque de todos os erres..."Agorra vamos comerrr antes que brrruxa chegue!" Crianças felizes! Nada poderia ser tão delicioso. Wilfried emocionado. Lágrimas de contentamento! Havia emprestado à Escola as cores das suas lembranças...da sua Alemanha. 

As cores da sua saudade...

Renate fotografou cada detalhe. Foram tantos os sorrisos. Das muitas imagens registradas, uma em especial foi escolhida para participar de um Concurso Fotográfico na Alemanha. Passados alguns meses, Wilfried retorna a Escola. Em suas mãos, um embrulho. A emoção quase o impede de falar. Em meio a aproximadamente vinte mil imagens inscritas, uma da vencedoras registrava um "Doce Momento"- A nossa pequena Isaura exibia nas mãos um biscoitinho por ela confeitado. Rosto iluminado com o mais lindo dos sorrisos. 

Sorriso este, premiado, que agora eternizava ali, toda nossa GRATIDÃO!


Para Wilfried e Renate, cuja amizade adoçam a minha Vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.
Gratidão !!