sexta-feira, 24 de julho de 2015

Livros sementes...

"Um Livro são pedaços de mim espalhados ao vento como sementes para irem nascer onde o vento as levar."- Rubem Alves


Tantos foram os livros que marcaram a minha caminhada como educadora/jardineira... Ler, me permitiu deixar aflorar a minha emoção. E a partir dela, espalhar as sementes...cultivar!
Com Meu Pé de Laranja Lima de José Mauro de Vasconcelos chorei a cada releitura. Então compartilhei minha emoção com os pequenos, contando-o em capítulos. 
No Mais respeito, eu sou criança, de Pedro Bandeira, descobri a possibilidade de olhar o mundo com olhos de criança. Apaixonei-me então por POESIA.
Maria sem vergonha de Mila Ramos foram sementes poéticas cultivadas em uma Escola da Terra... Florescências por uma década! 
A partir dele, muitos vieram, Fora da Gaiola de Lalau e Laura Beatriz nos possibilitou  passarinhar com as palavras e despertar ações em defesa do pássaro livre. Cora Coralina, doceira e poeta despertou o respeito pela beleza contida na simplicidade. Em Ah, Cambaxirra se eu pudesse de Ana Maria Machado, somamos o nosso apelo ao apelo da pequena ave. O Jardim de Todos de Carlos Rodrigues Brandão, apresentou-nos o jardim como sendo o maior espetáculo da terra!
De Jardins de Roseana Murray...um livro -presente, veio a inspiração para o cultivo real de um Jardim Encantado. Com Roseana, veio a amizade, o carinho, a gratidão...o Amor entre uma Escola e a escritora, ligados pelo elo da Poesia!
A emoção vivida através de  Estações em cores de Zelandia Tomazzi Bratti aqueceu e iluminou uma comunidade escolar inteirinha. Exemplo de superação!
Já com A Caligrafia de Dona Sofia, veio o desejo de espalhar poesia para além dos muros da Escola. De revestir as paredes da minha casa com elas...as palavras (ainda faço isso!)

Em meio a tantas ideias, projetos...cultivos, A Última Flor Amarela de Caulos sempre nos acompanhou. Ajudou a cultivar em nós o Amor e a preocupação por Gaia...Somos fios da mesma teia da vida! Veio também o desejo de continuar a cultivar a flor da Esperança... O livro passou a representar uma ideia, uma Escola...nossa declaração de Amor a Vida!
As sementes de A Última Flor Amarela permanecem comigo...Me fazem continuar acreditando...sempre! 
A história da florzinha teimosa de Caulos, já nos acompanhou, através do Projeto Rios da Alegria, da Universidade à Penitenciária...dos Centros de Educação Infantil ao Centro de Recuperação. Do Lançamento do Prêmio Embraco de Ecologia ao Grupo de Aposentados da Prefeitura Municipal...É maravilhoso acompanhar as reações que a história provoca...espanto, alívio, desconforto...emoção! A pequena flor tornou-se um símbolo!

Compartilhei com Caulos os resultados deste cultivo, a resposta chegou:

"Minha cara Silvane,
o poeta português Fernando Pessoa disse que “livro para crianças não deve ser escrito para crianças” - você, educadora e jardineira,
comprova o poeta com um trabalho admirável, que me deixa muito orgulhoso por ser um contribuinte.
Muito obrigado pelas boas palavras, mas sobretudo, muito obrigado pela sensibilidade e inteligência.
Meu abraço, meu carinho, minha admiração,

Caulos"



Recebi ainda, um exemplar de A Última Flor Amarela autografado pelo autor como sinal de "amizade, carinho e admiração". Sinais de que o Cultivo está apenas começando!




2 comentários:

Seu comentário será publicado em breve.
Gratidão !!