sábado, 21 de novembro de 2015

REVERDEJAR!

"Quando percebes a natureza apenas com a mente, por meio do pensamento, não podes sentir sua plenitude de vida, seu ser. Unicamente vês a forma e não estás consciente da vida que a anima, do mistério sagrado. O pensamento reduz a natureza a um bem de consumo, a um meio para conseguir benefícios, conhecimento, ou a algum outro propósito prático.
Observa, sente um animal, uma flor, uma árvore, e vê como descansam no Ser. Cada um deles é ele mesmo. Eles têm uma enorme dignidade, inocência, santidade. No momento em que olhas além dos rótulos mentais, sentes a dimensão inefável da natureza, que não pode ser compreendida pelo pensamento.
É uma harmonia, uma sacralidade que além de preencher a totalidade da natureza, também está dentro de ti." -Eckhart Tolle

Tenho nos últimos anos, me colocado como aprendiz da Mãe Natureza. Um exercício diário que provoca encantamento e a Paz que eu necessito pra viver.

Desenvolvemos na "Escola Flor" um canteiro permacultural, que convidava a criançada à tocar a Terra...Berços ao invés de covas. Sementes carinhosamente acolhidas pelo solo, despertavam a atenção, a contemplação...o olhar e a alegria! Não se fazia necessário uma discussão formal sobre Bulling, por exemplo. A terra acolhia a semente que alimentava toda gente, que era cuidada pelas crianças, que aprendiam com esta experiências a cuidarem de si mesmas e dos outros. O respeito às diferenças num canteiro onde predominava a Diversidade.

Na mesma Escola, recebi a visita da amiga de uma amiga. Leila visitou e fotografou todos os espaços, horta, bosque, jardim, orquidário... Ao término mostrou-me parte das imagens captadas em seu celular. Inúmeras flores, das mais variadas formas, tamanhos e cores...Disse que buscava forças naquele tão Jardim Encantado. A partir do dia seguinte, iniciaria uma batalha contra um câncer em sessões de quimioterapia...

Em uma inserção ao Eu Feminino, na Ciranda de Gaia...trouxe do Espaço Clarear-Balneário Camboriú,  uma muda de Fisalis, pequena e frágil, exigiu minha atenção e cuidado. Hoje já é uma arvorezinha e exibe os primeiros frutos. A planta florindo e frutificando, faz vibrar os compromissos assumidos com Gaia, com os que me cercam. Comigo mesma.

No mesmo vaso da Fisalis depositei três bulbos adormecidos de Narciso, uma belíssima Flor Amarela, oferecidos a mim como presente por Dora, amiga querida. Os bulbos, aparentemente sem vida, me surpreenderam hoje com a brotação. Esperança e entusiasmo renovados!

No retorno da minha ida a Pelotas, encontro minhas petúnias numa explosão de cores, que após uma boa rega...me mostram o quanto precisamos de alegria (e de água!!). Já minhas orquídeas lentamente mostram suas pequenas folhas e raízes. É preciso paciência. E a floração é apenas parte do processo. Estão lindas assim, verdes e brilhantes.

A Hemerocállis Roseana Murray, materializou há anos atrás a amorosa homenagem de uma comunidade escolar inteira, à poetisa, mulher, amiga. Poesia cultivada, plantada para sempre em terras joinvillenses.

Silvane Silva, a Hemerocállis lançada pela Agrícola da Ilha no ano passado, me trás um sinal, continuar semeando flores, poesias e abraços. Veio junto a Gratidão que continua reverberando em mim a cada dia.

Temos no Aconchego, uma roseira de flores brancas... que anunciam a chegada de pessoas muito queridas. Florescem sempre antecipando abraços demorados e risos de contentamento. Ultimamente ela não deixa de florir! Para quem chega, tem sempre um chazinho de alecrim fresco, ou um patê de ervas, frescas também. Exercito assim, a sacralidade da acolhida, do "estarmos juntos".

Nossa árvore de Natal, este ano será uma jabuticabeira, viva! Carregadinha de desejos, iluminada por nossos sonhos... enfeitada por quem chegar. Resignificados...

Entre as plantas aqui de casa, uma floreira com terra escura e adubada, aguarda novas mudas e sementes... Meu coração também aguarda o que está por vir, mãos na terra, muitas ideias na cabeça, coração repleto de gratidão!

Fábio diz que tenho o "dedo verde"...A Hemerocállis Silvane tem a "garganta verde"...
Sinto a Alma verde! REVERDEJAR é preciso! 
Pois quando reconhecemos a sacralidade, a beleza, a incrível quietude e dignidade que existem em uma flor ou em uma árvore, acrescentamos algo a esta flor ou a esta árvore e ela à nós. 
Somos todos mestres e aprendizes...naturalmente.





4 comentários:

  1. Muito bom esse contato cuidadoso e amoroso com a natureza...Ela sempre retribui magnificamente.
    Amiga querida você escreve de um jeito tão encantador que dá pra sentir a textura, o perfume das flores e o gosto do chá de alecrim. Gratidão.

    ResponderExcluir
  2. Querida Sil aquele dia foi maravilhoso e no meu coração floresceu gratidão! Fortalecida pela mãe natureza e amigos queridos. Lindo texto.Bjs Leila

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado em breve.
Gratidão !!