sexta-feira, 20 de novembro de 2015

GAE-UFPel: Canteiro de Arte, Cidadania e Sustentabilidade!


"E não esqueça que a Terra adora sentir seus pés descalços e o vento se diverte em brincar com seus cabelos". – Khalil Gibran.


Estive na Bienal Internacional de Arte e Cidadania em Pelotas, no Rio Grande do Sul, para um troca de experiências com o GAE- Grupo de Agroecologia da Universidade Federal.

Um caminho natural. Um convite à inserção. Placa com letras coloridas dá as boas vindas e o recado "Resignifique o Universo" é estampado em uma pia reutilizada para a função. Ao lado, um espiral de ervas...foi possível sentir o cheiro bom da hortelã. Abraços me acolheram... 


O encontro aconteceu aos pés da mata...o data show, instalado entre as árvores, bancos improvisados em troncos de madeira, fogo de chão, chimarrão compartilhado, um cão pedindo e recebendo carinho. Passarinhos, muitos!
O espaço mencionado é ocupado pelo Grupo de Agroecologia da Universidade Federal de Pelotas, em Capão do Leão-Rio Grande do Sul. Um laboratório vivo. Uma sala de aula ao ar livre. Estou em casa.
Nada de teoria. Os Universitários me falam sobre as ações que acontecem por lá. São afetuosos, cordiais...e tem uma Energia contagiante. Não tive dúvidas, despi meus pés e também a alma. 
Abracei a "tribo" que me acolheu!
Ana Paula da Silva introduziu a minha prosa, com sua linda voz, somada a voz de todos...FORÇA era o que a canção pedia.
Levei minhas histórias. A experiência que fez com que eu me apaixonasse pelo Planeta Terra. Falávamos a "mesma língua", Foi o que senti. Diálogo de olhos que brilham. De emoções compartilhadas. Entre saberes. Construções e desconstruções. 
A "sala de aula" onde estive, é um espaço propício para o exercício da religação com a essência da vida, ao mesmo que desperta, integra, os demais cursos...tudo isso permeado por poesia, música e boas ideias compartilhadas. Conhecimento aliado a ações. 

Acredito que a educação por uma vida sustentável estimula tanto o entendimento intelectual da ecologia, como cria vínculos emocionais com a natureza. Por isso, ela tem muito mais probabilidade de fazer com que nos tornemos pessoas responsáveis e realmente preocupados com a sustentabilidade da vida, que sejamos capazes de desenvolver uma aplicação dos nossos conhecimentos ecológicos à reformulação das nossas tecnologias e instituições sociais, de maneira a preencher a lacuna entre a prática humana e os sistemas da natureza ecologicamente sustentáveis. 
O Grupo de Agroecologia da UFPel, forma uma rede onde cada membro dá sua contribuição ao projeto. Um projeto que vem somando  conquistas...reverberando em outros espaços informações técnicas e vivências de como ser um ser humano completo no mundo natural. Talvez a experiência do GAE, da "Escola Flor" e tantas outras espalhadas pelo Brasil contenha pistas sobre como outras instituições governamentais ou não, poderiam criar um sistema de educação que não apenas formasse pessoas capazes de vencer provas, mas que também tivessem a chance de se tornarem pessoas mais humanas.


Toda GRATIDÃO..
Ao professor Zé Éverton, que com seu olhar sensível, fez a ponte entre Joinville-SC e Pelotas-RS
Ao GAE-Grupo de Agroecologia da UFPel pela feliz troca de experiências
À querida, Sarah Dorneles da Silva, por me ceder suas imagens poéticas...






2 comentários:

Seu comentário será publicado em breve.
Gratidão !!