terça-feira, 11 de agosto de 2015

MARIA SEM VERGONHA...Uma explosão de sementes!

“Todo jardim começa com um sonho de Amor, antes que qualquer árvore seja plantada ou lago construído é preciso que eles tenham nascido dentro da Alma. Quem não planta jardins por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles.”-Rubem Alves


De onde brotou um Projeto que seguiu Florindo ao longo de uma década e ainda hoje continua espalhando sementes de Amor à Natureza?


Você conhece  a MARIA SEM VERGONHA??
A maria sem vergonha é uma espécie originária do Quênia e de Moçambique. Planta de folhas macias e caule suculento e verde com diversas variedades. Muito fácil de cultivar, não exige cuidados especiais. De crescimento rápido, Basta pressionar levemente o fruto quando está inchado. Ele irá explodir e espalhar sementes. O fruto se transforma completamente após explodir. 

Mila Ramos cultivou Maria sem vergonha em seu JARDIM LETRADO. Rui Arcego colheu as imagens. O LIVRO reúne poesias sobre flores típicas da região. Suas sementes explodiram em encantamento Poesia e Aprendizado!
A obra chegou a Escola Flor através do Ônibus da Leitura- Programa da Secretaria Municipal da Educação, que levava livros e contadores de histórias às Escolas da Terra. As imagens vibrantes captadas por Rui Arcego despertaram a curiosidade da criançada, que passou a relacionar com o Livro de Poesias de Mila, as flores que encontravam pelo caminho, no jardim das suas casas e da casa de seus avós. 
O "Jardim de Mila" percorreu outros jardins e foi despertando olhares sonhadores na Escola e além dos muros...

Surpresa florida foi presenciar avós e mães inspiradas pela poética de Mila Ramos oferecendo mudas e sementes das flores sugeridas pelo livro...

"Vocês querem plantar na Escola?" - a pergunta acompanhava uma mão aberta, habituada ao cultivo da terra, ofertando algumas mudinhas de margarida.

"Você conhece a terra e as flores...Podes nos ensinar a plantar?"- era a resposta perguntadeira que provocava o sorriso e o abraço à um Projeto que já estava brotando.

E assim, à muitas mãos, a árida e improdutiva terra britada, foi abrindo espaço a adubados canteiros: Rosas, Margaridas, hibiscos, ipês, jacatirões...
Para cada canteiro, uma Plaquinha de Madeira, feitas com uma porta de demolição, trazia manuscrita com capricho a Poesia de Mila sobre a Flor Cultivada.


A POESIA tornou-se um valioso instrumento para o resgate da auto estima de toda uma comunidade escolar. Foi revelando talento entre as crianças, desvelando potencialidades em toda sua singularidade.
Se fez presente nas leituras compartilhadas, no processo de alfabetização e na brincadeira com as palavras.
No Jardim de Mila Ramos, pudemos passear pelas sensações, despertando sentidos...plantas e suas flores...cores, formas e aromas.
Nasceu então o desejo de abrirmos nosso portões para que o jardim da Escola se tornasse o JARDIM DE TODOS.
O primeiro CAFÉ, FLOR E POESIA- Evento anual que celebrou a Poesia e o Aprendizado durante uma década- marcou o encontro entre a Poetisa, as crianças as flores e a POESIA.
A Poesia de Mila Ramos foi encenada, recitada e musicada...EMOCIONOU!
Ao caminhar com as crianças pelos Jardins da Escola, a escritora pode conferir sua POESIA VIVA, como fonte de beleza e inspiração.
Com simplicidade e alegria, espalhamos em uma Escola da Terra e em toda uma comunidade Rural, as sementes de MARIA SEM VERGONHA, difundindo prazer e graça... Mostrando como a aquisição do SABER pode ser ao mesmo tempo lúdica e profunda.... 
Passeando entre os CANTEIROS LETRADOS da escola, acompanhada por crianças animadas, foi possível ver Mila Ramos suspirando admirada..."VOCÊS PLANTARAM A MINHA POESIA!" A Poesia e o Amor à Natureza foram cultivados no mesmo canteiro...onde também brotou muito aprendizado e encantamento!  




Sementes ao vento

PORTAL DO MEC http://portal.mec.gov.br/index.php?

ELPAÍS option=com_content&view=article&id=17080http://internacional.elpais.com/internacional/2011/01/25/actualidad/1295910001_850215.html


Cultivar JARDINS foi, durante uma década, a nossa forma mais eficiente, lúdica e prazerosa de aprender ECOLOGIA. Mobilizando toda uma comunidade escolar, o aprendizado aconteceu de maneira sensível e orgânica, em cada nova experiência , como uma sinfonia, a partir de uma relação que se estabelece com a VIDA. O Projeto CANTEIRO DE POESIAS não poderia encontrar melhor resultado neste processo em que oferecemos CUIDADO e recebemos BELEZA, ALEGRIA e APRENDIZADO. Sim! Nosso Jardim tornou-se canteiro de múltiplas aprendizagens. É fonte de alimento e medicina, nutrição, prazer e cura. É ainda profusão de cores e formas, aromas e sons deliciosos.

Sementes espalhadas de uma "MARIA SEM VERGONHA".





Á Rubem Alves, por despertar em mim o desejo de cultivar um sonho de Amor.
À Mila Ramos por cultivar conosco um Jardim de Descobertas,
À Rui Arcego, por despertar nossos olhares através do seu.
Ao Seu Flávio, Jardineiro de "Flores Amarelas".





2 comentários:

  1. Eu gosto tanto de maria sem vergonha, sempre conheci como beijinho, amava achar as bolsas gordinhas para colhê-las com cuidado e, depois que a palma da mão estivesse cheia delas, explodir uma a uma, vendo as bolsinhas formar caracóis enquanto as sementes se espalhavam entre os dedos. Delícias da infância...Ahh quanta riqueza senti quando conheci as coisas simples da Escola Flor, quanto cuidado com a vida, com o outro, com as histórias de cada um...Ah Silvane é encantamento que não se acaba,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos Flores do mesmo Jardim, Everli querida! Gratidão pelo carinho!

      Excluir

Seu comentário será publicado em breve.
Gratidão !!